Os melhores filmes "Tarantinescos" da década de noventa

○●○● Artigo Cinemático ○●○●


Quentin Tarantino, premiado diretor e roteirista, revolucionou Hollywood após lançar "Cães de Aluguel" e "Pulp Fiction" na década de noventa. Na esteira desse sucesso, outros cineastas quiseram surfar na onda Tarantino de fazer cinema, com seus personagens de caráter duvidoso, verdadeiros anti-heróis, e seus diálogos espertos, violência gráfica e referências à cultura pop e ao cinema oriental.

Alguns conseguiram e fizeram obras tão boas quanto aos filmes escritos e dirigidos pelo ex-atendente de locadora, que gosta de fazer pontas em seus próprios filmes. Aqui estão os três melhores, por ordem de lançamento: "Coisas Para Fazer em Denver Quando Você Está Morto" (1995), "Quinta-Feira Violenta" (1998) e "Tiro e Queda", também de 1998.


"Coisas Para Fazer em Denver Quando Você Está Morto" (1995).

Em Denver, um gângster (Andy Garcia), que usa palavras em vez de armas, está com problemas financeiros. Um grande chefão do crime comprou suas promissórias, mas está disposto a esquecê-las se ele fizer um "serviço". Assim ele contata pessoas de confiança, que também precisam de dinheiro, mas tudo não sai como o planejado e eles têm 48 horas para sumir da cidade senão vão morrer lentamente.

Este filme é pouco conhecido hoje em dia. Trata-se de um clássico cult esquecido que deve ser visto e relembrado. Uma curiosidade é que o nome do filme foi retirado de uma música, reforçando ainda mais suas referências à cultura pop da década.


○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○


"Quinta-Feira Violenta" (1998).

O ex-traficante e agora arquiteto Casey Wells vive uma vida tranquila em Houston com a esposa Christine até que, em uma certa quinta-feira, um antigo parceiro aparece do nada com uma mala cheia de drogas, pedindo para ficar na sua casa.

O filme é tão engraçado quanto violento. Uma obra-prima do cinema de humor negro. Skip Woods, o diretor e roteirista estava inspirado quando o fez. Ele tinha tudo para ser um novo "Tarantino", infelizmente não aconteceu. 


○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○●○


"Tiro e Queda" (1998).

Para pagar a dívida de sua segunda namorada, o assassino Melvin Smiley aceita um trabalho de sequestro com seus companheiros habituais. Em seu mundo de futuros sogros judaicos e multas por filmes não devolvidos, o assassino se apaixona pela vítima e precisa acertar as contas com aqueles que cruzarem seu caminho.

Aqui Mark Wahlberg é o assassino de aluguel mais gente boa do cinema. Um filme divertido irônico e repleto de cenas de ação copiadas diretamente dos filmes de crimes de Hong Kong. 


Nestes filmes é Tarantino fazendo escola. Quem esteve em suas aulas aprendeu muito bem como se faz.


Texto por Gabriel Henrique.
Isso é tudo pessoal, até breve.

Comentários

Postagens mais visitadas